Prefeitura Municipal de Ipatinga

Previsão do tempo

Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Turismo

Ipatinga: um bom lugar para visitar

por SECOM/PMI

16/01/2015 16:58

Parque Ipanema é o principal atrativo, segundo os turistas

Parque Ipanema é o principal atrativo, segundo os turistas

 Mais de 80% dos turistas que visitaram Ipatinga no ano passado afirmaram ter como principal motivo da viagem a visita a parentes e amigos ou lazer. É o que revela a Pesquisa de Demanda, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (Setes/MG), que mostra o perfil do turista que vem a Minas Gerais. Além de Ipatinga, outros 21 destinos estratégicos do turismo no Estado, incluindo Belo Horizonte, foram avaliados no período que compreendeu de julho (após a Copa do Mundo) a outubro. A maioria dos visitantes (72%) apontou como principal atrativo de lazer no município a visitação de locais e festas.
 
Para 20,37% dos entrevistados, o Parque Ipanema, principal cartão-postal da cidade com cerca de 1 milhão de metros quadrados de áreas verde e de lazer, foi indicado como o atrativo turístico que mais representa Ipatinga. O espaço que mistura belezas naturais e entretenimento encanta os olhos dos irmãos Clara e Pedro Carvalho, de 10 e 12 anos, que são de Lagoa Santa e vieram passar as festas de fim de ano na casa dos avós. “O Parque Ipanema é muito bonito. Cada centímetro desse lugar é encantador, cercado de muita natureza e ar puro”, comenta Clara, fotografada pelo orgulhoso avô, o aposentado Vicente de Paula, 63 anos. “Quero mostrar as fotos para minhas amigas, e sei que elas vão adorar”, completa.
 
Mesmo com a estiagem prolongada no ano passado e neste verão, as cachoeiras de Ipatinga aparecem na segunda colocação entre os atrativos que representam o município, ao lado do Shopping do Vale, que passa por obras de expansão.
 
Mudança
Os dados de 2014 foram comparados com o mesmo levantamento feito em 2011 e revelam uma mudança no perfil do turista no município. Enquanto há quatro anos Ipatinga havia recebido mais homens (52,8%), contra 47,2% de mulheres, no ano passado o sexo feminino correspondeu a 61% dos turistas que visitaram a cidade. A média de idade passou de 30,5 (2011) para 37,5 no ano passado.
 
A pesquisa também indica ligeiro aumento no percentual de turistas de outros estados, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, que juntos somaram em 2014 19,98% dos visitantes, contra 11,3% em 2011. O grau de escolaridade também melhorou. Em 2011 apenas 12,7% dos turistas entrevistados se declaram com ensino superior completo. No ano passado, esta média saltou para 22,5%.
 
Eventos ganham destaque
 
O empresário, Rildo Wagner ressalta atrativos culturais e eventos de Ipatinga

O empresário, Rildo Wagner ressalta atrativos culturais e eventos de Ipatinga

Quando decidiu abrir uma casa noturna em Ipatinga, o empresário Rildo Wagner Silva, de 34 anos, não esperava tanto sucesso no negócio. O empreendimento, que hoje é responsável por 40 empregos diretos em Ipatinga, era tido inicialmente com uma alternativa para introduzir a principal aposta do empresário: uma nova marca de cerveja artesanal. “Recebemos pessoas de diversas cidades da região e até de outros estados, que buscam diversão nos eventos que promovemos”, revela o empresário.
 
Na Pesquisa de Demanda 2014, encomendada pela (Setes/MG), 33,1% dos entrevistados responderam que tiveram o lazer como principal motivo para visitar Ipatinga. O item ficou atrás apenas daqueles que revelaram visitar amigos e parentes (49,4%). “Esse dado da pesquisa mostra que não só o turismo de negócio tem atraído pessoas a Ipatinga, mas também as nossas opções de lazer, a visitação aos pontos turísticos tradicionais, as belezas naturais, shows e eventos”, analisa a gerente da Seção de Turismo da PMI, Aparecida Sampaio.
 
Para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, os dados coletados serão importantes para a elaboração e implementação de novas ações voltadas para o setor turístico em Ipatinga. “Essa pesquisa do governo estadual revela informações importantes para o poder público e, também, as entidades que atuam para promover e desenvolver o turismo na cidade e região”, conclui Aparecida Sampaio.
 
 


Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net